20 de maio de 2016

Como fazer chimarrão?

Oiiiii gurizada! 
Não sei como tá aí nas cidades de vocês que me acompanham de fora do estado, mas aqui no Sul (Montenegro) tá muito, muito frio. Hoje tá 12º, mas parece -1º (sim eu sou super friorenta!). 

E com esse frio aqui no Sul a melhor coisa da vida é tomar um chimarrão/mate/chimas, pra esquentar. Eu sou suspeita pra falar, por que sou viciada, realmente amo chimarrão, e acho que que todos que vem pra cá precisam muito provar o nosso bom chimarrão! 


A uns dias atrás gravei um vídeo com minha mãe ensinando como fazer, e resolvi escrever aqui com todas as dicas possíveis, pra quem sabe e quem não sabe fazer um bom mate. 

Eu gosto de usar ervas bem verdinhas, e ultimamente está muito difícil de encontrar erva-mate assim, não sei o que acontece na produção que a erva acaba ficando amarela, sem cor... e erva amarela não tem jeito, indica que o produto está passado, velho. 

No vídeo eu e minha mãe demos dicas de quais ervas usar, e aqui vai as nossas preferidas, verdinhas que confiamos: Ximango, Nutrimate, Ponche Verde (a que eu mais tenho usado ultimamente) e Mate Gaúcho. Tendo uma erva boa o sucesso no chimarrão é certo! 


Aqui no sul, tem um pessoal mais tradicional (normalmente os cabra-macho, Gaúchos com G Maiúsculo) que dizem que chimarrão é era-mate boa (moída Grossa) e água quente! Eu discordo, chimarrão é também isso, mas podemos adaptar o chimarrão, por que não?  

Eu gosto muito de colocar cházinho no chima, e todo mundo que toma meu chimarrão pergunta como eu faço, o que eu coloco pra ficar tão gostoso. 

Então aqui vai meus cházinhos preferidos pra vocês usarem e testarem aí na casa de vocês:

Uso dentro da termica o chá de sidró ou cidreira. Não o capim, mas sim a arvore, e colocar um galho dele dentro da térmica faz toda a diferença... vai por mim! 


Uso também em cima do chimarrão uns cházinhos que juntinhos combinam e fica o melhor chimarrão eeever, do universo, por que não adianta, o meu chimarrão é o melhor desse planeta gente... o meu e o da minha mãe! 
Então em cima da erva usamos:
Endro e camomila: 


Depos do nosso vídeo me deram a dica de usar poejo, e ganhei da minha vó (vó do Cristiano, dona Loeci) chazinhos de poejo... e gente fica muiiiito gostoso com esses outros chá, combina muito! 

Então é isso minha gente linda, tá aqui tudinho explicado, minha listinha de chás com foto e tudo pra vocês. Espero ter ajudado todos, e pra quem quer mais explicação vou deixar o nosso vídeo aqui em baixo.   



Um beijo em todos, e bom fim de semana!